Queres jogar comigo?
Share |
[ Imprimir ]
Notícias - Projeto "Mil Escolas": Saída de Campo EB1 do Brejo - Oliveira de Azeméis
 
Título : Projeto "Mil Escolas": Saída de Campo EB1 do Brejo - Oliveira de Azeméis
2014-05-13  -  AdDP/BR
Download : Nota Informativa
A Águas do Douro e Paiva (AdDP), através da equipa do Projeto, regressa ao estudo da biodiversidade ribeirinha, prosseguindo o trabalho de parceria com as Escolas premiadas do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA) - A Água e os Nossos Rios - Projeto "Mil Escolas" - Anos Letivos 2013/15.


Em 7 de maio de 2014, realizou-se a primeira saída de campo promovida pela EB1 do Brejo – Oliveira de Azeméis, uma das 10 escolas Vencedoras do Projeto “Mil Escolas” 2013/15.

Realizou-se a primeira saída de campo promovida pela EB1 do Brejo – Oliveira de Azeméis, em 7 de maio, entre as 14h30 e as 16h00, coordenada e orientada pela equipa do Projeto "Mil Escolas", tendo por base a metodologia e ferramentas científico-pedagógicas disponibilizadas pelo Projeto Rios e pela AdDP. Esta atividade contou com um total de 21 presenças e foi já reportada no nosso Portal www.aguaonline.net, podendo ser visualizada através da seguinte ligação: /calendar/content.php?id=852.

Previamente ao início da saída de campo foi oferecido à escola o Kit Projeto Rios, um dos prémios do Concurso Projeto “Mil Escolas” – Anos Letivos 2013/15. Nesta saída de campo tiveram oportunidade de participar ativamente a professora responsável pelo projeto “Rio Negro das Cores”, Sónia Pereira, a auxiliar da escola, Rosa Bastos, 17 alunos do 1.º J, afetos ao Projeto e, ainda, dois elementos da equipa do Projeto “Mil Escolas”.



No que respeita à observação da zona envolvente ao troço do rio Negro em estudo foi possível identificar alguns seres vivos representativos do meio envolvente ao ecossistema ribeirinho, destacando-se alguns exemplos observados, nomeadamente ao nível da fauna: aranha, joaninha, libélula-azul, libélula-vermelha, girino, pardal e borboletas das famílias Pieridae, Nymphalidae e Lycaenidae; ao nível da flora: choupo, amieiro, malmequeres, hera, cerefólio, carvalho-alvarinho, pinheiro-bravo e dedaleira.



Durante a saída de campo, os alunos tiveram a oportunidade de concretizar várias tarefas, nomeadamente, identificar a zona onde se encontravam, efetuar observações no local de amostragem e ensaios de monitorização na determinação da respetiva qualidade da água, conseguindo efetuar registos no âmbito da determinação dos parâmetros físico-químicos, como por exemplo: a transparência total da água do rio, o seu odor (cheiro a esgoto), a temperatura (16ºC), o pH (6,4), as impurezas e contaminantes químicos com a aferição da presença de nitritos (0,5mg/L) e nitratos (25mg/L) na amostra de água recolhida.

 

Em termos de macroinvertebrados identificados in situ, destacam-se: oligoquetas, um indicador da má qualidade da água do rio Negro e larvas de mosquito.



Dá-se, assim, continuidade ao desenvolvimento de cada projeto específico, que está a ser implementado, nos anos letivos de 2013/15, em todos os Estabelecimentos de Ensino Vencedores e Menções Honrosas do Projeto “Mil Escolas”, tendo esta saída de campo dado continuidade a mais um ciclo de atividades realizadas com as escolas no ano letivo 2013/14.

O envolvimento e o compromisso de todos neste processo são estratégicos e determinantes para o êxito de toda a ação e promoção de uma efetiva sensibilização ambiental. Desde os anos letivos de 2005/06 até 2012/13 estiveram presentes nas 131 saídas de campo realizadas cerca de 5 700 alunos, números representativos de motivação e de interesse por problemáticas atuais e que requerem uma ação humana mais atenta e cuidada.

A realização destas iniciativas pretende que, com elas, se atinja um dos principais objetivos deste PIEA, dos princípios do desenvolvimento sustentável e das Agendas 21 Escolar e Local, que consistem no envolvimento de alunos, professores, auxiliares da escola, encarregados de educação, assim como de todos os cidadãos da comunidade local. O desenvolvimento deste projeto escolar visa a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de proteger o ambiente e, mais especificamente, o bem mais precioso que temos – a água.

Por último, informamos que já se encontram disponíveis e atualizados, no nosso Portal www.aguaonline.net, todos os demais esclarecimentos sobre a apresentação dos resultados e entrega de prémios do Projeto “Mil Escolas” - Anos Letivos 2013/15 e a assinatura de Protocolo entre a AdDP e a ASPEA/Projeto Rios. Todos os conteúdos poderão ser consultados através da ligação /noticias/detalhes.php?id=1026. A informação de todas as parcerias já efetuadas entre a AdDP/Projeto “Mil Escolas” e outras entidades, através de protocolos, deverá ser indagada pela ligação: /gca/index.php?id=419.

Consulte aqui a Ficha de Campo desta Saída de Campo.

STQQSSD
 102345
670809101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 
PRÓXIMO EVENTO
Palestra “Organismos aquáticos como sistemas de alerta de contaminação” No âmbito da exposição
Notícias
A molécula de água é composta por dois elementos. Quais são?
Sódio e Azoto;
Hidrogénio e Oxigénio;
Azoto e Carbono;
Sódio e Cálcio;
Nenhum dos anteriores.
Águas do Douro e Paiva POS
© 2014 Água Online. - Todos os Direitos Reservados