Queres jogar comigo?
Share |
[ Imprimir ]
Notícias - Projeto "Mil Escolas": Palestra Externato Padre Cruz - Matosinhos
 
Título : Projeto "Mil Escolas": Palestra Externato Padre Cruz - Matosinhos
2014-07-15  -  AdDP/BR
A Águas do Douro e Paiva (AdDP) prossegue o trabalho de parceria com as Escolas Premiadas do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA) – A Água e os Nossos Rios – Projeto "Mil Escolas" fomentando, durante o ano letivo 2013/14, um conjunto de Palestras e promovendo a Participação Pública sobre a temática da água e dos ecossistemas ribeirinhos.


Em 20 de junho de 2014, realizou-se a Palestra "Respeita o Condomínio Terra!”, promovida pelo Externato Padre Cruz-Matosinhos, no âmbito do seu projeto galardoado com Menção Honrosa “Que água teremos num futuro próximo?”, em parceria com a AdDP, onde estiveram presentes cerca de cem pessoas, tendo contado com a participação ativa de Margarida Bento, representante do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Realizou-se a 20 de junho às 18h20, na Sala da Biblioteca da Câmara Municipal de Matosinhos, a Palestra “Respeita o Condomínio Terra!”, no âmbito do projeto "Que água teremos num futuro próximo?", um dos projetos galardoados com Menção Honrosa do Concurso Projeto ”Mil Escolas” – Anos Letivos 2013/15, já reportada no nosso Portal através da seguinte ligação: /calendar/content.php?id=877. De destacar a presença de Margarida Bento, representante do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos. Nesta ação de divulgação e participação pública estiveram presentes cerca de cem pessoas.

 



A Palestra teve início com a apresentação de boas-vindas, a cargo de Belmira Soares, diretora do Externato Padre Cruz-Matosinhos, que aproveitou para agradecer a presença de todos e para realçar a importância do projeto para a escola, já com larga experiência de participação em projetos de cariz ambiental.

Margarida Bento, representante da Câmara Municipal de Matosinhos, aproveitou a oportunidade para apresentar a disponibilidade da autarquia para apoiar a colaborar com projetos ambientais e de desenvolvimento sustentável, em que o programa gerido pela AdDP é um dos expoentes máximos. Felicitou por isso o facto da escola ser uma das selecionadas pela AdDP como instituição premiada.



Seguidamente Belmira Soares realizou a apresentação do projeto nas várias vertentes. Destacou as diversas atividades realizadas, nomeadamente a visita à Ribeira da Redinha de Carcavelos como saída de campo e ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Matosinhos. Referiu ainda as atividades a realizar e terminou com um apelo à mensagem presente na frase: "todos juntos salvaremos o planeta".



Seguiu-se a intervenção de João Luís Roseira, representante da AdDP, que salientou o sucesso do trabalho desenvolvido pela escola, apenas possível com um trabalho de equipa e interação entre professores, alunos e encarregados de educação. Salientou também a importância das parcerias institucionais e apresentou a visão, missão e políticas empresariais da empresa, do qual destacou a tarifa praticada atualmente para todos os vinte municípios que é de 0,3803 euro/m³. Salientou que o projeto “Mil Escolas” é também um contributo para o desenvolvimento e sustentabilidade regional da área de intervenção da empresa, já que trabalha nos três pilares, o ambiental, o económico e o social. Relembrou, ainda, o pilar cultural, também presente no projeto, através da dinamização de palestras junto das comunidade educativas respetivas das escolas galardoas. Foram realçadas as evidências claras e fundamentais do envolvimento entre alunos, professores, promotores do Projeto, assistentes operacionais de ação educativa e pais com o objetivo de delinear planos e estratégias sustentáveis de melhoria contínua do planeta, o que pode ser demonstrado por atividades como as palestras, veículo privilegiado de interação com toda a comunidade escolar. Valorizou também os prémios que têm vindo a ser atribuídos à AdDP, como forma de reconhecimento do projeto, salientando o facto do programa ter sido considerado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), durante 6 anos consecutivos, como o melhor programa educativo na temática da água a nível nacional. Salientou o destaque dado pela Comunicação Social ao Projeto “Mil Escolas” contribuindo, desta forma, para a difusão das atividades implementadas, aproveitando para apresentar uma das muitas notícias relacionadas com as atividades realizadas pelo Externato Padre Cruz. Finalizou com o apelo à descoberta do Portal www.aguaonline.net e com a projeção de um filme de sensibilização ambiental.



Posteriormente, quatro alunos leram um texto inédito "Água - Carta escrita em 2070”, prognosticando o estado da Terra naquele ano.



A Quercus esteve também presente na palestra através de Eduardo Macieira e António Cambey Bento, que aproveitaram para apresentar à plateia a associação e a sua missão e para apresentar um pequeno filme ambiental sobre o “O Ciclo da Água” que despertou a atenção de todos os presentes.



De seguida alguns alunos do Externato Padre Cruz apresentaram a "Carta da Terra", através da leitura de uma série de mensagens de cariz ambiental.



Pedro Teiga, Coordenador Nacional do Projeto Rios, deu continuidade à palestra referindo que em Portugal existe uma extensão de rios de aproximadamente 120.000 km, o que também ajuda a justificar o sucesso do "Projeto Rios", que em Portugal já abarca quase 1.000 Km de trajetos de rios e que já se encontra também a alargar as suas fronteiras para outros países de língua oficial portuguesa. Reforçou também a importância do tema água, dando exemplos como os 2.500 litros de água necessários para a produção de 1 Kg de arroz, ou os 16.000 litros para a produção de 1 Kg de carne de vaca. Por todas estas razões uma utilização mais eficiente da água é importante, porque também reduz os custos e permite que "fique mais dinheiro em casa para a utilização noutras necessidades". Terminou agradecendo o convite e demonstrando a sua disponibilidade para colaborar em projetos tão relevantes como este.



Por fim alguns alunos do Externato Padre Cruz deram continuidade à leitura da "Carta da Terra", seguindo-se o grupo de alunos dos 1.º e 2.º anos e do Pré-escolar, que apresentaram diversos "Lembretes" e a apresentação do tema "Queres ajudar-me".





Belmira Soares terminou a palestra agradecendo a presença de todos e mostrando-se agradada com a presença de tantos pais e com o carinho de todas os alunos que a abraçaram de forma muito genuína e calorosa.



O envolvimento e o compromisso de todos neste processo são estratégicos e determinantes para o êxito de toda a ação e promoção de uma efetiva sensibilização ambiental. Desde os anos letivos de 2004/05 até 2012/13 estiveram presentes cerca de 21 700 pessoas nas Palestras dinamizadas junto das comunidades educativas, números representativos de motivação e de interesse por problemáticas atuais e que requerem uma ação humana mais atenta e cuidada.

A realização destas iniciativas pretende que se atinja um dos principais objetivos deste Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA) e dos princípios do desenvolvimento sustentável e das Agendas 21 Escolar e Local, que consiste no envolvimento de alunos, professores, assistentes operacionais de ação educativa da escola, encarregados de educação, assim como todos os cidadãos da comunidade local. O desenvolvimento deste projeto escolar visa a sensibilização dos cidadãos para a necessidade premente de proteção do ambiente e, mais especificamente, do bem mais precioso que temos – a água.

A informação de todas as parcerias já efetuadas entre a AdDP/Projeto “Mil Escolas” e outras entidades, através de protocolos, deverá ser indagada pela ligação: /gca/index.php?id=419.

Ficamos, como sempre, disponíveis para fornecer, em caso de necessidade, informação complementar. Para consultar dados deste Projeto, por favor, consulte o Portal www.aguaonline.net.
STQQSSD
 102345
670809101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 
PRÓXIMO EVENTO
Palestra “Organismos aquáticos como sistemas de alerta de contaminação” No âmbito da exposição
Notícias
A molécula de água é composta por dois elementos. Quais são?
Sódio e Azoto;
Hidrogénio e Oxigénio;
Azoto e Carbono;
Sódio e Cálcio;
Nenhum dos anteriores.
Águas do Douro e Paiva POS
© 2014 Água Online. - Todos os Direitos Reservados