Queres jogar comigo?
Share |
[ Imprimir ]
Home >> Artigos Temáticos >> A “Pegada de Água” (Water Footprint)
A “Pegada de Água” (Water Footprint)
 
Área : Água
14/08/08  -  Sandra Oliveira
Fonte : Quercus
A “Pegada de Água” (Water Footprint)

Quanta água é necessária para produzir uma chávena de café? E uma fatia de pão? E uma folha de papel?

De cada vez que bebemos uma chávena de café, utilizamos 140 litros de água. Por cada quilo de carne de vaca consumido, utilizamos 16 000 litros de água. O fabrico de uma t-shirt de algodão exige o consumo de 2 000 litros de água. Muitos dos produtos que utilizamos diariamente exigem a utilização, directa ou indirecta, de água, a qual é normalmente negligenciada nos cálculos de consumo de água geralmente veiculados.

Em 2002, foi introduzido um novo indicador de consumo de água que contabiliza a quantidade de água utilizada nos bens e serviços consumidos pelos habitantes de um país, tendo em consideração os fluxos com outros países. A Pegada de Água (Water Footprint) é, assim, um indicador que mostra quanta água é realmente necessária para sustentar uma população.
O conceito de Pegada de Água inclui informação baseada no conceito de Água Virtual, definida como o volume de água necessário para produzir um bem ou serviço. Para calcular a Pegada de Água de um país, é indispensável considerar também os fluxos de água que entram ou saem do país através das importações e exportações de produtos e serviços. A Pegada de Água Interna refere-se à utilização dos recursos hídricos do país para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes, enquanto que a Pegada de Água Externa aponta a quantidade de recursos hídricos utilizados noutros países para produzir os bens e serviços que são posteriormente consumidos por estes habitantes. Adicionalmente, a Pegada de Água inclui dados referentes não só à utilização das águas superficiais e subterrâneas (blue water), mas também à água retida no solo (green water) e o volume de água poluída (graywater) que entra no sistema após a sua utilização nas diferentes actividades.

Cada produto, sua exigência

No sector agrícola, o arroz é a cultura que exige maior utilização de água, cerca de 21% do total utilizado na agricultura, seguido pelo trigo (12%) e pelo milho (9%). Estes valores dependem não só da quantidade produzida a nível mundial, mas também da necessidade de água de cada um dos produtos, dos processos de transformação e das características dos locais onde são produzidos (clima, tecnologia aplicada, etc.). Os produtos animais, por outro lado, implicam um consumo de água mais elevado, devido à alimentação, ao consumo de água directa pelos animais e à água utilizada nos serviços de apoio à produção. À medida que subimos na cadeia de produção, a quantidade de água exigida é maior. Os produtos industriais consomem, em média, 80 litros de água por cada dólar, variando significativamente por país (Estados Unidos – 100 litros; Alemanha – 50 litros; Japão – 15 litros; China – 25 litros).
 
  
Teor de água virtual médio global de alguns produtos, por unidade de produção
Fonte: Hoekstra e Chapagain, 2007
 
Cada país, sua Pegada

A Pegada de Água média global é de 1243 m3 por pessoa por ano; este valor varia muito por país. A China e a Índia, por serem países muito populosos, têm Pegadas de Água inferiores; os Estados Unidos são o país com a maior Pegada; Portugal tem uma Pegada relativamente elevada, comparada com outros países europeus. Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior o consumo de produtos e maior a Pegada de Água.
 
O que fazer para reduzir a Pegada de Água?

À semelhança do que acontece com a Pegada Ecológica e a Pegada de Carbono, têm sido apresentadas, nos últimos anos, sugestões para reduzir a Pegada de Água, incluindo a possibilidade de um compromisso de neutralidade em relação à utilização de água (Water Neutral), através da redução do consumo e da compensação pela sua utilização e pela poluição provocada. Um sistema de cálculo de Pegadas e de mecanismos de compensação está em discussão entre várias ONG’s, empresas e grupos académicos, com o intuito de implementar medidas que permitam atingir o nível de sustentabilidade necessário para os recursos hídricos.
A redução da Pegada de Água, indispensável para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos a nível mundial, pode ser alcançada de diversas maneiras, entre as quais o aumento da eficiência na utilização de água no sector agrícola (através do melhor aproveitamento da água da chuva e de alterações nos sistemas de irrigação, por exemplo) e a mudança nos hábitos e padrões de consumo doméstico. A sensibilização dos consumidores é extremamente importante, tendo em consideração que a maioria das pessoas não sabe quanta água é gasta para criar os produtos que consome e como é que pode reduzir este fardo sobre os recursos hídricos do planeta.
Se quiser começar a ajudar nesta causa, pode verificar qual a sua Pegada de Água no site www.waterfootprint.org/?page=files/WaterFootprintCalculator e descobrir como pode contribuir, passo a passo, para a implementação de um estilo de vida mais sustentável no que respeita à utilização dos recursos hídricos.
 

 Para saber mais:
• www.waterfootprint.org
• Hoekstra, A. Y.; Chapagain, A.K. (2007) – Water footprint of nations: water use by people as a function of their consumption pattern. Water Resourc Manag 21: 35-48
Hoekstra, A.Y. (2008) – Water Neutral: reducing and offsetting the impacts of water footprints. Research report series nr. 28 – Value of Water, UNESCO-IHE


 

STQQSSD
 01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
PRÓXIMO EVENTO
A Assunção é a solenidade da Igreja Católica referente à elevação de Maria, mãe de Jesus, em corpo e
Notícias
Escolhe a praia por ter qualidade
da água/bandeira azul
bons acessos
paz e sossego
tradição familiar
não vou à praia
Águas do Douro e Paiva POS
© 2013 Água Online. - Todos os Direitos Reservados